01 Nov 2011
46 comentários

Roteiro em Londres: Oque fazer em apenas 1 dia?

Dicas de Londres, Dicas de Viagens, Inglaterra, Roteiro

Sempre que alguém me pede sugestões sobre como organizar um roteiro em Londres, minha primeira referencia sempre é o roteiro de 3 dias que preparei ha um tempinho atrás.

Esse roteiro “padrão” cobre os principais pontos turísticos de Londres pra quem não tem muito tempo a perder. A cidade é grande, muitas coisas legais estão espalhadas por diferentes cantos e bairros, então apenas 3 dias mal da pro gasto.

O ideal, na minha opinião, seria no mínimo uns 5 dias em Londres, pois além de conseguir fazer toda programação do roteiro sem correria, ainda vai sobrar tempo (e energia) pra curtir um pouco mais da cidade e arredores, e algumas das melhores coisas que Londres tem a oferecer – coisas essas que vão muito mais além do Big Ben e London Eye.

Com mais tempo, você poderá curtir os pubs ou um chá da tarde, assistir musicais e comer em alguns dos melhores restaurantes do mundo!

Mas infelizmente, quando estamos de ferias, muitas vezes o tempo é o principal luxo, e nem sempre da pra passar o tempo necessário em todos os lugares.

Então um duvida frequente é: oque fazer em Londres em apenas 1 dia?!

Eu poderia falar que um dia nao da pra nada, que eh muito pouco, bla bla bla, mas a verdade eh que apesar da correria, em 1 dia da pra ver e fazer bastante coisa legal em Londres! Seja um bate e volta vindo de Paris no EuroStar, seja um conexão longuíssima a caminho de algum outro canto do mundo. Se voce tem umas 8 horas a sua disposição, nao perca a chance de ceder ao London Calling….

Mas antes mesmo de começar a planejar seu roteiro de algumas horas pela cidade, se planeje bem. Leve em consideração coisas como:

– Por qual aeroporto/estação de trem você vai chegar na cidade? Quanto tempo você vai demorar pra chegar do aeroporto/estação de trem ao centro da cidade?

Dicas:

– Posts sobre todos os aeroportos de Londres

– A maneira mais fácil de chegar ao Heathrow Airport

– Metro de Londres (e Journey Planner)

Mas tudo bem. Apenas um dia em Londres vai dar tempo apenas para fazer o básico, entao pra nao perder tempo, va direto ao ponto:

Saindo da estacao de Westminster (Jubilee Line no metro) voce vai dar de cara com o Big Ben e o Parlamente Ingles, entao de cara voce ja vai se sentir em Londres!

Ali na praça do Parlamento, fica tambem a Westminster Abbey, que eh a igreja oficial da realesa Britanica, onde as coroacoes sao realizadas e onde foi o casamento do Princepe William e a Kate Middlelton no inicio de 2011, alem de ter varios famosos ilustres enterrados (como Izaac Newton por exemplo).

Dali de Westminster voce tem duas opcoes: explorar a area sul do Rio, ou explorar a zona norte do Tamisa.

 

Opcao 1: Área Sul do Rio Tâmisa

Cruzando a Ponte (Westminster Bridge Road) voce vai dar de cara com o London Eye (e é dali tambem que vc tera as melhores vistas do Big Ben). Se o dia estiver bonito e a fila curta, aproveite pra dar uma voltinha no Eye e ver a cidade la de cima!

Ou entao continue andando pelo Queen’s Walk, que eh essa “orla” do Rio Tâmisa. Logo de primeira voce vai passar pelo SouthBank Centre, alem de muitos cafes, pubs e opcoes de restaurantes. A caminhada eh longa, mas uma delicia!

Seguindo o “Queen’s Walk” voce tambem vai se deparar com o Gabriel’s Wharf, Oxo Tower, Shakespear Globe e finalmente o Tate Modern. Se energia (e tempo) ainda estiver sobrando, aproveite pra cruzar a Millenium Bridge bem rapidinho e de uma voltinha na Saint Paul’s Cathedral (ou entao, tire fotos la do Tate Modern mesmo!).

Essa caminha no “Queen’s Walk” tem alguns desvios, por causa de obras constantes (talvez melhore depois de 2012), mas eventualmente você vai passar pela London Bridge, mas continue caminhando pelo “calcadão” do Rio, ate chegar na City Hall e bem ao lado esta a Tower Bridge.

Aproveite pra cruzar a ponte e termine seu dia na Torre de Londres. Se der tempo, aproveite pra jantar no St Katharine’s Dock antes de voltar pro Aeroporto!

Ainda da tempo de esticar seu roteiro?

Siga em direção a “The City” o centro financeiro de Londres e a “cidade” de Londres original!

 

Opcao 2: Área Norte do Rio Tâmisa

A partir da Parliament Square, siga a rua King George na direção norte, que vai te levar ao Saint James Park. O parque é bem bonitinho (principalmente no verão) então vá passeando ate você conseguir avistas o Palacio de Buckingham.

Num dia corrido como esse nao vai dar tempo assistir a troca da guarda (eu acho meio programa de indio…), mas depois de tirar muitas fotos no palácio, siga pela avenida The Mall ate o final, que vai te levar a Trafalgar Square.

Ali você vai ver a coluna de Nelson, os leões e a National Gallery (com a Igrejinha Saint John in the Woods no canto).

A partir da Trafalgar Square, suba pela Haymarket Street, que vai te deixar exatamente entre a Leicester Square e Piccadilly Circus.

De uma lado esta a Piccadilly Circus, que é a “Times Square” de Londres, com os letreiros luminosos, lojas e afins – e é dali também que sobre a Regent’s Street (pra quem não resistir o ímpeto de consumir!).

Do outro lado esta Leicester Square, que eh uma praça cercada de cinemas e teatros por todos os lados! E é ali que acontecem todos os lançamentos do cinema mundial, e onde os tapetes vermelhos com os melhores atores e atrizes do mundo acontecem.

Ainda da tempo de esticar seu roteiro?

Siga em direção a mecca do consumo Londrino subindo pela Regent Street ate Oxford Circus, ou então, siga a partir da Leicester Square ate Convent Garden!

 

Para sobreviver um dia como esse, prepare a disposição e não esqueça de usar um sapato super-duper confortável, planeje como vai estar o clima/temperatura nessa época do ano (já que você vai ficar na rua o tempo todo, chova ou faca sol! Assim como os Londrinos) e se vista adequadamente caso esteja frio na cidade.

 

Planejando sua viagem para Londres?

Alem de todas as dicas para aproveitar o maximo de Londres que voce encontra aqui no Blog, planeje tambem sua viagem com servicos e recomendacoes testadas e aprovadas:

E nao perca as dicas de Pubs e Restaurantes, o Calendario de Eventos para saber o que rola de mais interessante ao longo do ano e todas as demais dicas uteis para curtir Londres como um Londrino!

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
46 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
46 comentários
  1. Daiane - 01/11/11 - 19h59

    que demais!! assim fica fácil viajar sabendo de roteiro todo prontinho =)

    vlw!

    Responder
  2. Sara - 01/11/11 - 20h24

    Essas dicas são top!! Mas eu acho que ainda assim, perdia-me…

    Responder
    • Adriana Miller - 02/11/11 - 09h37

      Imagina… LOndres eh super bem sinalizada, e uma cidade relativamente facil de navegar…
      Alem disso, sao tanto turistas em tudo quanto eh canto da cidade, que basta seguir o “fluxo” e eh impossivel se perder!

      Responder
      • Sara - 02/11/11 - 11h49

        Basta seguir a fila dos chineses certo? :D Eu apenas digo isso porque o meu sentido de orientação é PÉSSIMO, troco tudo e a tendência é a de me perder :D

        Responder
        • Adriana Miller - 02/11/11 - 11h55

          Do Chineses, Italianos, Brasileiros, Poloneses, Indianos…
          Aqui tem de tudo um pouco, entao basta seguir a massa de turistas que nao tem erro!

          Responder
  3. Fabio R - 01/11/11 - 21h02

    Ótima dica… e as fotos estão incríveis! Mas sinceramente acho que Londres merece mesmo muito mais que um dia… a cidade é linda e tem muita coisa pra ver/fazer… quero voltar o mais rápido possível! rsrsrs

    Responder
    • Adriana Miller - 02/11/11 - 09h36

      O se merece!
      Eu estou aqui ha quase 7 anos e ainda nao vi tudo! :-)

      Responder
  4. Yago - 02/11/11 - 00h31

    Acho que entre tudo no post o que se destaca são as fotos que estão incrivelmente boas. Foi o Aaron que tirou?

    Responder
    • Adriana Miller - 02/11/11 - 09h35

      Algumas delas sim!
      Pode ter certeza que todas as fotos com “efeitos especiais” sao quase sempre dele! :-)

      Responder
  5. Jacqueline - 02/11/11 - 10h08

    mais um post ‘na medida’ pra mim. Valeu Dri, as fotos são lindas! Apesar de eu ter 4 dias a disposição (de sabado 5/11 até terça!) vou seguir esse roteiro em um dia com tranquilidade!

    Responder
    • Adriana Miller - 02/11/11 - 10h57

      Aproveite esse roteiro (opcao 1 ou 2) no seu primeiro dia, e no dia seguinte de manha faz a outra parte. Pros outros dois dias, use as outras opcoes do Roteiro de 3 dias (tem o link no post), que explica melhor como explorar outras areas da cidade!

      Responder
  6. Gilda - 03/11/11 - 14h36

    Estou a planear a viagem para Londres para Dezembro e descobri o teu blog, que acho muito completo e está a ajudar-me imenso na organização da viagem :)
    Mas surgiu-me uma dúvida, em relação aos tranportes. Já li o post sobre o metro e está bastante completo. Como vou ficar instalada perto de finisbury park, vou comprar bilhete de metro apenas para zona 1 e 2, enquanto tiver a visitar a cidade. A minha dúvida é para chegar lá quando desembarcar, pois vou chegar do aeroporto Stansted e queria ir para tottenham hale, para de seguida apanhar o metro para finisbury park. Há algum bilhete específico? E quando for embora vou pelo Gatwick, também há algum comboio directo para lá?
    Obrigada pela ajuda.

    Responder
  7. Gilda - 03/11/11 - 18h54

    Obrigada Adriana, não tinha reparado nestas publicações. Ajudaste muito :)
    Realmente o comboio é um abuso no preço, mas mais rápido.
    E o terminal de comboio o autocarro é perto do aeroporto?
    Mais uma vez muito obrigada :)

    Responder
  8. CarlaZ - 09/11/11 - 23h44

    Fotos maravilhosas! Nao podia deixar de comentar.

    Responder
  9. […] museu da cidade. E pra fechar o dia, um musical e jantaria uma comida bem exótica!Dri Everywhere: 1 dia em LondresCinco atrações imperdíveisQueen's Walk. Foto: Drieverywhere.netA caminhada “Queen’s […]

    Responder
  10. Valerie - 16/01/12 - 20h01

    oi Adriana, vou passar um dia em Londres (na verdade 3 dias, mas so um dia inteiro pra bater perna, os outros sao o dia que chego e que volto) e gostaria de saber quanto tempo demora cada roteiro a pé? ou eh possivel ir a todos esses pontos turisticos pegando o trem? eu sou perdidinha e to meio preocupada se conseguirei me virar pois estarei sozinha… vou ficar em um hotel na Longridge Road – Earl`s Court, é fácil me locomover de la? alias, se nao for abusar da sua boa vontade, eh facil ir de transporte publico do aeroporto de Gatwich para o hotel? Muito obrigada, e seu site eh demais, admiro demais vc, beijos

    Responder
    • Adriana Miller - 17/01/12 - 04h23

      Depende do seu ritmo, mas eu diria que se vc tem um dia inteirinho em LOndres, dá pra fazer no minimo uma das duas partes desse roteiro. Se vc estiver no pique e com energia, dá pra fazer o roteiro todo.

      Entre Gatwick e Earl’s Court voce vai demorar cerca de 2 horas, entre trem e metro.
      Se quiser traçar um roteiro direitinho, consulte o site Journey Planner.

      Responder
  11. Ana Luisa - 19/03/12 - 20h49

    Dri, por favor, vc pode me orientar???
    Chego num sábado às 18h45 em Heathrow e estou pensando em pegar, se der tempo, o ônibus da National até a Victoria Station porque meu hotel fica nestes arredores. Calculo que, sem maiores atrasos, às 22h/23h estarei na cidade e pelo que leio a cidade dorme cedo. Queria saber se dá tempo de aproveitar o restinho da noite na cidade, tipo um pub por perto ou caminhar em segurança por algum ponto turístico qe esteja iluminado. É possível ou terei que esperar o dia seguinte????
    Obrigadíssima,

    Responder
    • Adriana Miller - 20/03/12 - 09h16

      Sim, a cidade dorme super cedo… lojas fecham por volta das 7 horas e restaurantes geralmente fecham suas cozinhas cerca de 10 da noite (ultimos pedidos geralmente so sao aceitos ate as 9:30), e atracoes, museus e afins fecham la pelas 5 ou 6 (mais cedo no inverno).
      Ja que vc vai chegar tarde, a melhor opcao eh mesmo dormir bem, acordar cedo no dia seguinte e assim conseguir aproveitar bem a cidade!

      Responder
      • Ana Luisa - 20/03/12 - 19h25

        snif snif
        Que pena!!!
        Depois de praticamente um dia viajando tudo o que eu queria era ter pelo menos uma amostrinha da cidade logo no primeiro dia.
        Pensei que desse pelo menos para dar uma caminhada por alguns dos pontos turísticos próximos ao meu hotel, pois vou ficar perto da Victoria Station, sei lá (tipo Big Ben e Palácio de Buckingham). Vou ter que me conformar em conhecer só o hotel… buá…
        Mas muito obrigada mais uma vez. Vc sempre um amor, muito atenciosa. Por isso venho toda hora no seu blog – que por sinal nos abandonou por longos dias, hein?
        Thanks,

        Responder
  12. Mariana - 01/04/12 - 15h21

    Que post GENIALLLLLLLLL!!!!!

    Estava na dúvida se ia à Londres….

    agora…. VOU DE CERTEZA!!!!
    Muito obrigadaa!!!

    Responder
  13. Mônica - 02/04/12 - 03h28

    Olá Adriana, tudo bem? conheci seu site através do Conexão Paris e preciso de informação se possível. Estarei daqui uns dias em Paris com minha mãe e pretendo fazer um Vapt Vupt até Londres e pude perceber que é bem corrido o passeio. Pensei em fazer um tour com o City Tour com o City Discovery, que você acha? ou é melhor pegar táxis? é muito caro táxi por Londres? Obrigada. Abraços, Mônica

    Responder
    • Adriana Miller - 02/04/12 - 10h56

      OI Mônica, eu não conheço o City Discovery, então não sei dizer se são bons ou não. Mas em termos gerais, diria que é besteira fazer city tour em Londres, pois a cidade é muito fácil de andar e quase tudo turístico é bem pertinho um do outro.
      Taxis são super caros, mas você pode fazer tudo (ou quase tudo) que esta nesse roteiro de 1 dia em Londres a pé, apenas andando de ponto a ponto, como esta no mapinha.

      Responder
  14. Silvia - 03/04/12 - 13h42

    Oi Dri, vi seu blog através do Conexão Paris.
    Estarei em Londres dia 25/05 para um bate – volta vindo de Paris, chego pela estação de St. Pancras, como faço para fazer o roteiro, da para ir a pé ou é melhor usar o ônibus turístico??? Para embarcar no ônibus como faço a partir da estação que vou descer ??? Obrigada.

    Responder
    • Adriana Miller - 04/04/12 - 09h36

      A melhor opcao na verdade eh pegar o metro.
      Da estacao de St Pancras voce pode pegar a Piccadilly line ate a estacao “Picadilly Circus” (e comecar o roteirinho pelo meio) ou entao pegar a Northern line ate a estacao “Waterloo” e fazer o roteiro desde o comeco.

      Responder
  15. Andrea Defanti - 15/04/12 - 01h41

    Oi Adriana,
    Estarei em Londres pela 1ª vez no período de 24 a 28 de set/12.
    Estou um pouco perdida sem saber oq fazer nesses dias.
    Gostaria de saber oq vc considera essencial visitar considerando o tempo q terei.
    Em Londres só se usa Libra ou posso usar tb Euro?
    Vc teria idéia dos preços das principais atrações tipo London eye, museu Britânico, Mme Tussaud’s, etc…
    Desde já agradeço…
    Abçs…
    Andrea Defanti.

    Responder
    • Adriana Miller - 16/04/12 - 14h31

      OI Andrea, aqui no blog ja postei uma outra opcao de roteiro, para um passeio de 3 ou 4 dias, com varias opcoes de passeios e externcoes.
      Da uma olhadinha por la!

      Responder
  16. Clara - 10/04/13 - 04h32

    Oi Adriana, tudo bem!! estaremos em Londres entre os dia 20 a 25 de abril e vou seguir todas as suas dicas, mas gostaria de uma ajudinha…melhos, de duas…a primeira é sobre um lugar bacana para jantar na primeira noite em Londres, só que desconfia que a gente vai estar um pouco cansado pois termos viajado desde Manaus ( no dia anterior). Calculo que chegaremos ao nosso hotel em Bayswater ( Blakemore Hyde Park – 30, Leinster Gardens) por volta das 20hs…como sei que os restaurantes fecham um pouco cedo, gostaria de fazer uma reserva, já andei olhando, mas não consegui “me situar” se os lugares são perto, muito longe…poderemos ir de taxi, se for o caso, mas não muuuiitoo longe…a outra dúvida é: o primiero dia será domingo, 21 de abril, dia da maratona de Londres…todas as dicas de domingo levam para os passseios pelos mercados..legal, vamos fazer, mas será que dá pra combinar com outra coisa? Vale à pena ir a Notting Hill no domingo? Algum pub legal para o almoço?
    Desculpa por fazer tantas perguntas, mas se vc puder responder agradeço muitão! Beijos e felicidades para vc e sua filhota que é uma fofa!!

    Responder
    • Adriana Miller - 11/04/13 - 20h14

      Oi Clara, uma boa dica pra um jantar facil e sem preocupação com o horario é o Meat Liquor (tem post aqui no blog!!) que fica aberto até bem tardão e não precisa fazer reserva. Não é super perto do seu hotel não, mas a recepção pode organizar um taxi pra voces.
      Ou o mais fácil é pedir uma indicação de um restaurante/pub perto do seu hotel mesmo (é só perguntar na recepção, gerealmente eles conhecem tudo nas redondezas).

      Olha, meu concelho pro dia da maratona é ficar o mais longe possivel de Londres… o centro fica um caos, onibus e taxis não circulam e muitas estações de metro não abrem. Uma boa alternativa seria aproveitar o dia pra conhecer alguma cidade ou castelo nas redondezas (na categoria “Day Trips” tem várias sugestões otimas!).

      E quanto a um pub pra almoço, difícil indicar qualquer coisa sem saber exatamente onde vcs estrão passeando.
      Além disso, pubs nada mais são que botequins. Tem um em cada esquina e vocês não ternao a menor dificuldade de achar um lugar legalzinho pra comer.

      Responder
  17. Clara - 11/04/13 - 20h26

    Obrigada pela dicas querida! Vou pesquisar uma ” das trip”, mas será que um passeio pelos mercados também seria complicado nesse dia??

    Responder
  18. Isabella Luna - 27/05/13 - 14h34

    Olá Dri, tudo bem? Como vai minha xará? Rsrsrsrs

    Dri, vou a Paris em novembro e dessa vez pretendo fazer um bate e volta em Londres com minha mãe! Sei que já estará bem frio nessa época…

    Você ainda recomendaria este roteiro? Faria alguma mudança? Teria um local legal para deixar minha mãe, caso ela se canse e eu continue a bater perna pela cidade! Ela tem 61 anos e nao fala nada em inglês!!!

    Obrigada!

    Beijo na pequena!!!

    Responder
  19. jamilson Fernandes - 15/06/13 - 08h09

    Muito boa dica!Estarei indo de féria no ano que vem e ficarei entre Paris Roma,milão e Veneza,porem,visitarei Londres por um dia mesmo.Já conheço a cidade ,mas, meu irmão,não..
    Valew!!

    Responder
  20. Fabiana - 03/07/13 - 12h43

    Olá Dri!

    Pretendo ir a Paris em julho com minha família e queremos fazer um bate-volta de um dia em Londres. Não conhecemos a cidade e meus filhos têm idade de 4 e 14 anos. 

    Você pode me ajudar com sugestões sobre o roteiro? Como o passeio será rápido demais, quero fazer algo que agrade a todos e não seja tão corrido.

    Obrigada por qualquer dica!

    Responder
  21. Mônica - 18/08/13 - 17h34

    Dri, tudo bem? Adorei teu site e dicas, estamos indo para Londres em setembro e ficaremos 4 dias e “meio” por lá. Tu tens algum roteiro para este tempo?

    Abs

    Responder
  22. tony - 08/10/13 - 18h54

    Estarei indo a paris inicio de dezembro por 1 semana e diante da possiblidade de ir a Londres, pesquisei encontrei suas dicas. Minhas dúvidas é em relação a imigração em londres. Terei que que passar por ela para obter o visto/permit de entrada no país ou nao? Quais seriam as exigencias para Brasileiros??

    Responder
    • Adriana Miller - 09/10/13 - 12h21

      Sim, independente de quanto tempo voce passar no pais, voce tera que passar pela fronteira e polcia de imigracao, e portanto tem que seguir as mesmas regras que qualquer outro visitante.
      Para evitar problemas eh melhor voce confirmar quais os requisitos atuais para brasileiros com o consulado Britanico, mas gerealmente pedem: passagem de ida e volta, comprovacao de fundos ($$$), seguro de saude e de viagem, confirmacao de hospedagem ou carta convite caso vc nao va ficar em hotel, vinculos com o pais de origem, etc entre outros.

      Responder
  23. Marcia - 18/01/14 - 12h11

    Oi Dri,

    adorei seu site. Em maio vou para a Europa mas infelizmente só vou ter dois dias em Londres. Você me recomenda comprar o passe para aqueles ônibus de dois andares que vão parando nos pontos turísticos?

    Responder
    • Adriana Miller - 18/01/14 - 17h08

      Eu pessoalmente acho que você vai aproveitar melhor Londres se fizer tudo a pé. Ate porque com apenas 2 dias so nao vai conseguir fazer muita coisa além do básico no centro da cidade mesmo, e tão eu acho que ficar presa no trânsito dentro do ônibus seria um desperdício.
      Mas ainda assim o ônibus tem seu valor… Principalmente se você tiver dificuldade de Locomoção ou se simplesmente nao gostar de andar muito.

      Responder
  24. Marcia - 18/01/14 - 15h11

    O que devo fazer para que meus comentários sejam aprovados?

    Responder
  25. Marcia - 19/01/14 - 10h09

    Ok Dri,

    Vou seguir seu conselho e andar a pé mesmo.

    Obrigada!

    Responder
  26. José Maria Martha - 28/01/14 - 17h20

    Achei maravilhoso seu roteiro, de um dia em LOndres. Mas sera que da para incluir umas fotos rapida em Abbey Rood e lojas dos Beatles?
    Obrigado
    Joose Maria

    Responder
  27. BEL - 10/04/14 - 01h46

    Olá,Olá,

    Preciso de um guia em Londres no dia 13 de maio. Por favor, vc poderia me indicar um? Infelizmente a Beatriz (do site “Londres para principiantes”não poderá me atender.
    Se puder me ajudar , ficarei muito grata!

    Isabel

    Responder
    • Adriana Miller - 10/04/14 - 09h49

      Oi Bel,
      Procure pela Vivi do blog “Vivi em UK”, ela tambem faz trabalhos de guia pela Inglaterra e Londres e eh uma fofa!

      Responder