11 Mar 2010
38 comentários

S.A.L. – Estudar Full time ou part time em Londres?

Estudos, S.A.L., Vida na Inglaterra, Vida no Exterior

 A Carla me mandou um e-mail com algumas duvidas sobre os cursos de mestrado e Pos graduacao em Londres. Na verdade ela nao foi a primeira, e como jah dei algumas dicas e respostas em e-mails e comentarios que se perdem ao longo do tempo, resolvi escrever outro post de Servico de Atendimento ao Leitor, o SAL.

(…) Ainda não consegui decidir se eu deveria fazer o curso full ou part time, e por isso resolvi te escrever, pra te pedir umas dicas.
Tenho dúvidas do tipo: qual a média de livros que se lê numa semana? qual o suporte que os professores dão para os assignments/essays? as informações são claras, a gente consegue saber exatamente o que é pedido nesses trabalhos?

Vamos por partes.

Pra comecar, vou explicar um pouco a diferenca entre os cursos full time e part time nas universidades Inglesas (que eh bem parecido com as Universidades Europeias em geral).

Um curso full time (periodo integral) eh quele em que, teroricamente, o aluno eh estudante em tempo integral. Nao sobra, nem deveria sobrar tempo pra mais nada. Nao sobra tempo de fazer uns bicos durante a semana, nao sobra tempo de viajar nem de festejar muito.

Por isso tambem que o governo dah uma serie de benficios fiscais para alunos de cursos Full Time, como isencao de alguns impostos, acesso a emprestimo estudantil (Student Loan) e visto de estudante. Sao pequenas cosias que facilitam a vida de quem nao tem tempo de fazer mais nada na vida, a nao ser estudar.

A grande maioria dos cursos na Europa seguem essa linha, pois aqui nao rola muito a cultura de fazer estagios, trainee etc durante seu curso. Estudante foi feito pra estudar e nada mais. Programas de estagio soh aceitam candidatos durante os meses de verao, e programa de trainees soh aceitam candidatos jah formados.

Para ganhar uma graninha extra, os estudantes Europeus trabalham durante os meses de verao ou nos periodos de ferias escolares (natal, pascoa, spring break etc). Mas a grande maioria eh sustentada pelos pais ou pegam emprestimos estudantil do governo (e passam o resto da vida – literalmente – pagando o emprestimo. O Aaron ainda esta pagando o dele, e ainda faltam tipo mais uns 15 anos!).

Porem ser aluno de um curso full time nao significa que vc vai passar 40 horas semanas na sala de aula.

Na verdade a carga horaria pode variar bastante entre um curso e outro, uma materia e outra. Mas por via de regra, os horarios sao bem “espalhados” ao longo da semana e podem mudar constantemente (um mes vc tem aula as 2- de manha, 2- de tarde, 4- o dia todo, 5- livre e 6- na hora do almoco. No trimestre seguinte, tudo muda), ou seja, nao dah pra se preogramar a a fazer outras coisas (trabalhar, por exemplo) que exigam um comprometimente de medio e longo prazo.

Mas principalmente a regra numero UM de estudos Universitarios na Inglaterra eh: o numero de horas de dedicacao “independente” eh diretamente proporcional ao numero de horas na sala de aula.

No meu caso por exmplo, temos 6 horas de aula por semana (pois fiz um curso part time). Oque significa que cada aluno deverah dedicar pelo menos 6 horas extras para estudar por conta propria.

O mesmo curso em programa full time tem cerca de 12 horas semanas de aulas (espalhados em diferentes horarios e dias) e se espera que os alunos dediquem pelo menos mais 12 horas de estudos por conta propria.

A mesma regra vale para cursos part time (meio periodo). Nao eh porque o curso nao eh em programa integral, que voce terah muita flexibilidade.

Na minha universidade por exemplo, para o mesmo mestrado existe o programa full time, o part time e o part time business school (que eh o que eu fiz). A principal diferenca eh que o part time business school tem aulas a noite, e tem uma serie de pre requisitos para que os alunos possam ser aceitos no programa – o princpal eh jah estar inserido no mercado de trabalho, pois a grande maioria dos projetos/trabalhos que temos que fazer sao baseados em nossas proprias experiencias e empresas. Ou seja, o nivel de exigencia para os alunos eh mais alta, para que o nivel de exigencia dos professores seja mais baixa (jah que eles sabem que os alunos terao menos tempo para “estudar por conta propria” jah que todos trabalhamos full time e nossos cursos sao pagos pelas empresas que trabalhamos).

Jah o curso part time “normal” tem aulas durante o dia, em horarios aleatorios, e exige uma dedicacao “independente” ainda maior, para compensar a falta de experiencia profissional.

Em realcao aos livros lidos por semana, isso tambem depende muito de cada professor, cada materia e cada curso.

No caso da Carla ela quer fazer um curso de Direito, que eu imagino iria exigir muitos livros a serem lidos por semana.

Uma amiga fez um curso de moda, e nao tinha que ler muitos livros, mas em compensacao tinha que fazer projetos “reais” praticamente todas as semanas, oque consumia 100% do seu tempo livre (fazendo pesquisa, visitanto ateliers, costurando, colando solados, produzindo desfiles, e afins).

No meu caso algumas materias tive que ler muitos livros (Employment law principalmente!), mas outras materias liamos alguns artigos por semana, outras materias foram baseadas em pesquisas de campo (entreviats e questionarios e pesquisas a serem apresentados e discutidos todas as semanas).

Quanto aos trabalhos e projetos propriamente dito, a teoria eh sempre a mesma: alunos de nivel de mestrado devem ser independentes o suficiente para se desenvolver sozinhos.

No meu curso, cada materia tinha uma media de 2 projetos por trimestre: geralmente 1 Essay e um Business Case. Ambos os casos as instrucoes sao simples, coisa de 1 frase com um tema, ou deixando o tema livre para escolha. (no caso da dissertacao, voce ainda tem que inventar seu proprio tema “inedito” a ser pesquisado).

Os professores sao bem prestativos (bem… quase todos) e dao algumas dicas, mas a mensagem geral eh “alunos de mestrado tem que saber fazer suas proprias pesquisas, proprias referencias e formular suas proprias ideias”. Entao o resumo da opera eh que eh cada um por si.

Eu nunca tive ajuda negada (apenas da supervisora da minha tese!!), mas em compensacao, os professores sao os mais vagos possiveis nas ajudas, pois eles querem mesmo eh testar sua capacidade de pesquisar e de formular ideias e temas.

Alem, disso, o padrao e expectativa em relacao a qualidade dos trabalhos eh altissima, como jah contei em outros posts (sobre notas, plagiarismo e prazos), e nao existe segunda chance, ninguem quer saber dos seus problemas pessoais e outras dificuldades que voce possa ter (nao entender direito a lingua, ser novo no pais, morte de parente, divorcio, doenca, falta de dinheiro, etc). Regras foram criadas para serem cumpridas, e ponto final.

O meu mestrado foi, e esta sendo um otimo aprendizado de vida pra mim. Alem das aulas, dos professores super fera, a troca de experiencias com outros alunos do mundo todo, com as mais variadas experiencias de vida, esse mestrado ainda me ensimou demais a ultrapassar meus limites, seguir e respeitar as regras e mais que nada dar muito valor a fazer as cosias bem feitas.

Uma experiencia absurdamente diferente de qualquer outro curso (universitario ou nao) que jah tenha feito na vida, e as licoes que aprendi vao muito alem dos livros e projetos.

Mas quando digo que nao eh pra qualquer um, nao eh exagero. Aprendi muitas coisas legais, e hoje em dia estou aprendendo a dar valor pra isso, mas em compensacao sobreviver a esses dois anos deixou alguns traumas (hello tese!), e sinceramente eu nao teria aguentado o tranco num programa full time, mesmo se nao estivesse trabalhando – eh informacao demais o tempo todo e minha capacidade de absorcao tem um limite.

Antes de comecar meu mestrado achei que ia ser a maior moleza! Aulas 2 vezes por semanas, 6 horinhas semanais. Afinal isso nao eh nada pra quem estudou na UERJ tendo aula de manha (e mais algumas aulas a noite) e fazendo estagio a tarde toda; ou depois de ter estudado na Complutense de Madrid tendo aulas 4 noites por semana e trabalhando todos os dias entre as 8 e 4 da tarde!

Como estava enganada! O esquema aqui eh bem diferente, o nivel eh bem mais alto (e bota BEM mais alto nisso!) e a exigencia nem se compara. Mesmo.

Sei que muitos alunos internacionais nao tem opcao de escolher entre part time e full time (pois vistos e bolsas de estudo soh sao concedidas para alunos full time), mas pra quem tiver escolha, meu voto e conselho eh sempre optar pelo part time. Vai demorar o dobro do tempo pra voce conseguir terminar, mas em compensacao vc tambem tera a oportunidade de ter uma vida propria em paralelo e tera o dobro do tempo pra aprender tudo!

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
38 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
38 comentários
  1. Lu - 11/03/10 - 14h48

    Olá Dri!
    Eu chego em Londres em abril/10 e tb pretendo fazer um mestrado por aí (Psicologia). Como tenho passaporte europeu li em algum lugar que “nós” podemos pagar preço de europeu mesmo, mas depois de 3 anos comprovados de residência na Europa. Vc sabe alguma coisa sobre isso???

    Responder
    • Adriana - 11/03/10 - 15h45

      Oi Lu,
      Eh isso ai.
      Qualquer pessoa que tenha cidadania Europeia pode pagar precos de “home” students, mas para isso voce tem que jah estar morando e pagando impostos na Inglaterra ha pelo menos 3 anos (algumas universidades pedem 5 anos).
      O mesmo vale para quem NAO tem cidadania Europeia, mas mora na Europa LEGALMENTE ha mais de 3 anos (mas isso depende da universidade).

      Na verdade oque vale nao eh sua cidadania ou antepassados e sim a contribuicao que vc jah deu pra Comunidade Europeia. Como a diferenca de precos entre “overseas students” e “home students” eh feita atravez de um subssidio da comunidade Europeia, as universidades tem que provar que vc jah “deu” sua parte da contruicao – nesse caso atravez de impostos.

      Algumas universidades me pediram provas de que jah morava na Europa ha 5 anos, que na epoca ainda nao era verdade, e por isso tive que descartar alguns cursos. Na Westminster pediam apenas 3 anos (e o meu tempo na Espanha e Italia tambem foi considerado – mas meus tantos anos morando em Portugal na decada de 90 nao contaram pra nada, pois jah tinham sido ha mais de 10 anos).

      Eu tive que aprensentar cartas de recomendacoes de ex-chefes, comprovante de residencia e ddos de referencia das empresas onde trabalhei na Espanha (alem do meu numero de Seguridad Social Espanola, que prova o tempo que paguei impostos na Espanha).

      Entao para aspirantes a alunos que ainda morem fora da Europa, o fato de ter ou nao cidadania nao muda em nada (a nao ser o fato de nao precisar de pedir visto e poder viajar, trabalhar etc livremente).

      Responder
      • Lu - 12/03/10 - 19h59

        Bom, então o negócio é chegar já pagando os impostos!!! rsrsrs
        Obrigada!!
        Bjinho

        Responder
  2. Carla - 11/03/10 - 14h52

    Adriana,
    Não tenho como te agradecer o suficiente.
    Obrigada por cada informação, mesmo!
    E que tenhas cada vez mais sucesso.
    Beijão.

    Responder
  3. Patrícia - 11/03/10 - 18h15

    “alunos de mestrado tem que saber fazer suas proprias pesquisas, proprias referencias e formular suas proprias ideias”. Entao o resumo da opera eh que eh cada um por si.”
    Disse tudo Adriana! Concordo com cada palavra!

    Responder
  4. PatriciaUk - 11/03/10 - 20h13

    Gostei do post, eu estou pensando eu voltar a faculdade para ser enfermeira, e aqui eles tem um curso ‘family friendly’ onde as horas do curso batem com o horario e ferias escolares ( que sao muitas e bem picadas). Eu acho que aqui na Inglaterra eh muito mais dificil ser working mum do que no Brasil entao quero um curso e emprego flexivel.

    xx

    Responder
    • Adriana - 11/03/10 - 21h29

      Saque eu discordo? Acho que aqui é bem mais facil, sem ter que depender de 3 babas, 5 empregadas, mae e sogra. (obviamente minha opiniao de kids-free).
      Eu vejo empresas tao family friendly (a minha por exemplo) que faz de tudo ra acomodar as working moms, beneficios, part time, leave of absence, etc, etc. Tudo bem que ainda nao se compara com os paises nordicos, mas já acho bem melhor que o Brasil.

      Responder
      • PatriciaUk - 12/03/10 - 09h17

        o negocio Dri eh que na pratica eh mais complicado sim aqui, ate a idade escolar nao eh tao dificil assim, apenas carissimo, pois as nurseries funcionam no horario de escritorio e so fecham em Bank Hols e Natal. O bicho pega quando eles comecam a escola, pois eles saim as 3 e pouco e tem muitas ferias e bem picadas o que dificulta a vida para uma working mum. Eu vejo algumas amigas minhas que tem que se descabelar nas ferias com childcare. Pelo menos no Brasil as escolas tiram ferias sensatas e poder pagar uma baba ajuda.

        Mas a vida aqui de uma mae full time nem se compara – eh otimo!!! E melhor do que tudo, respeitado (ao contrario do Brasil), eses 6 anos que estou em casa tem sido os melhores da minha vida, aqui na Inglaterra tem muito lugar para ir com as criancas e muitas coisas para fazer!

        bjos xx

        Responder
  5. Amanda - 12/03/10 - 01h22

    Adriana,
    queria saber o que vc tá achando da sua maquina fotografica sony DSC-HX1.
    Toh muito a fim de comprar uma pra mim. Mas não conheço ninquem que tenha aqui no Brasil.
    Ela tira fotos panoramincas boas? vc já tentou? É esse é um diferencial legal? Ela é mesmo muito grande para carregar? Acho que ela não é das maiores nem as menores. O tamanho te incomodou na viagem?
    Porque vc acha que vale a pena comprar?
    Brigadinha!
    bjs,
    Amanda.

    Responder
    • Adriana - 12/03/10 - 07h52

      Amanda,
      Estou AMANDO minha camera nova!
      Eh a maquina ideal pra quem quer uma camera que tenha um pouco “mais” a oferecer que as compactas normais, mas nao eh totalmente profissional. Aqui na Inglaterra eles chamam esse tipo de camera de “bridge”, justamente pq é uma “ponte” entre uma simpleszinha e uma compactazona.

      As panoramicas sao otima,s e aqui no blog jah esta cheio de post com fotos panoramicas!
      Eu achei bem legal, porque nunca tive o costume de fazer panoramicas justamente porque nao tenho paciencia de depois ficar horas no computador “colando” as fotos umas nas outras – entao essa maquina fazi isso pra voce, automaticamente!

      Ela nao eh grande nao! Cabe na bolsa facilmente, e me surpreendi o QUANTO ela eh leve! Na verdade eh uma camera bem feminina (sem querer desencorajar os machos que queriam comprar tambem!).

      Ufa!
      Espero que tenha respondido suas duvidas!

      Eh uma camera relativamente cara, entao vale a pena pra quem quer tirar fotos mais profissionais e manuais, mas sem ter que ficar carregando diferentes filtros, lentes e equipamentos por ai!

      Responder
      • Amanda - 15/03/10 - 18h21

        Adriana,
        obrigada por responder o meu comentário.
        Acredito que vou comprar ela mesmo! Mas vi que tem uma cyber-shot agora que tb tira fotos panoramicas acho que é a DSC-TX1
        Quero ter fotos panoramicas!
        Quero tirar fotos lindas na minha lua de mel! rsrs
        Beijos,
        Amanda.

        Responder
  6. Vanessa - 12/03/10 - 13h07

    Oi Adriana.
    Otimo este seu post, servico de utilidade publica mesmo :-)
    Só quero fazer um comentário: a questao da dedicacao fora da aula é relativa, depende do curso. Eu faco mestrado em literatura clássica (literatura e história da grécia antiga) na UCL e a minha dedicacao fora da sala de aula teria que ser praticamente 100% do tempo que eu RESPIRO. sério! infelizmente trabalho e nao consigo estudar tudo o que devo, mas só a preparacao que devo fazer para uma aula de 2 horas (temos que ler textos previamente), me toma umas 15 horas por semana.
    E no final de cada termo, tenho que escrever um essay que me toma umas 3 horas por dia, por cerca de um mes. Sao NOVE essays no total.
    Ah… e em breve comeco a dissertacao e aí nao quero nem ver.
    Mas eu AMO AMO tanto o curso. Tá valendo TANTO a pena que nao quero que acabe!
    Boa sorte no seu mestrado!
    Beijo,
    Vanessa

    Responder
    • Adriana - 12/03/10 - 13h21

      Nossa Vanessa!
      E eu que achei que meu mestrado tinha sido sufoco! O seu parece ser bem pior!! Hahaha

      Responder
      • Vanessa - 15/03/10 - 20h56

        Ah, Adriana, meu mestrado é um inferno na terra. Mas é o inferno no que ele tem de melhor também: prazeres e gostosuras a vontade! AMO AMO AMO o que estudo e o amor é tanto que tenho até medo que nao consiga continuar, indo para um doutorado e etc, pode? Fa-ná-ti-ca total. Encontrei o amor da minha vida, hehehe.

        Responder
  7. Vanessa - 12/03/10 - 13h12

    Ah! E SUPER concordo com a sua opiniao de estudar part-time. Mesmo se eu nao tivesse que trabalhar, seria muita informacao ao mesmo tempo fazer um mestrado full time aqui. Nao seria humanamente possível digerir tanta coisa em tao pouco tempo.

    Responder
  8. Luiz - 25/04/10 - 20h59

    Oi.
    Estou me formando em Direito aqui no Brasil, e com planos de fazer uma graduação na area de administração em Londres, alguma dica de universidade? É possivel estudar Part-Time em todas elas?
    Andei olhando possiveis graduações na area, e encontrei a LSC London, sabes me dizer se é uma instituição interessante?

    Obs muito bom o blog, milhões de duvidas respondidas.

    Obrigado pela atenção.

    Responder
  9. Angélica - 02/05/10 - 18h28

    ola!!! gosta que pudesse me ajudar!!!
    vou para Londres em Junho de mudança,morava em portugal e meu filho de 15 anos estudou em portugal ate o 9 ano. Agora ele vai para liceu quer dizer que passou para 2 grau referente ao Brasil.. tenho os documentos da escola portuguesa em português claro!! sera que tenho que traduzilo para inglês para matricula??? quero matricular ele em uma escola inglêsa, tenho dupla cidadania .obrigada pela atenção.. abraços

    Responder
    • Adriana - 02/05/10 - 18h41

      Ola Angelica, infelizmente nao sei te ajudar. A melhor coisa é entrar em contato com a escola onde seu filho sera matriculado.
      Tambem estudei at´o 9º ano em Portugal, mas terminei o 2º grau no Brasil.
      Esse post se refere apenas a cursos de mestrado e pos graduação na Inglaterra.

      Responder
      • Angélica - 03/05/10 - 00h51

        A sim, mas obrigada na mesma!!! abraços

        Responder
  10. douglas - 22/05/10 - 11h51

    OLa deis de ja muito obrigado ok!!
    tenho 19 anos estou em londres faz 5 meses, meus pais e irmaos
    vive aqui faz 6 anos eu terminei o 2 grau no Brasil, eu quero entrar em uma faculdade aqui o mais rapido possivel, a lem de saber fala Ingles eu teria que estudar aqui antes, ou entraria direto, teria algum teste? eu estava falando com meus pais e meu irmao estuda aqui des dos 12 anos e minha ma faz tres anos que estuda aqui e eles me dissero que seria nessesari eu estudar uns 5 a 6 anos, ela isso e verdade? Minha namorada e grega e terminou o primeiro ano da faculdade aqui em london ela disse que nao e necessario eu estudar tudo esse tempo,vc tem que saber ingles e se escrever para o curso e oq ela fez e ela so mora aqui a 8 meses e ja terminou o primeiro ano da faculdade, me ajuda porfavor pois agora estou perdido …..abroço

    Responder
  11. Junior - 29/03/12 - 03h55

    Ola Adriana tudo bem? Acompanho seu blog desde 2010 quando decidi fazer intercambio para Londres e o acesso ate hoje. Suas dicas foram muito importantes para mim, que passei 6 meses de 2011 estudando ingles e business na Inglaterra e tive uma experiencia inesquecivel.
    Retornei ao Brasil no final do ano passado e agora me formei em Administraçao na universidade. Porém, após essa experiencia de intercambio me decidi que quero te-la de novo e quero voltar o mais breve possivel.
    Minha dúvida é: ganhar experiencia profissional no Brasil ou tentar um mestrado no exterior?
    Um mestrado ou especializaçao farei na Europa com certeza, meu projeto de vida!! Mas tenho medo que nos empregos que arrume aqui nao consiga estudar fora do país ou tenha que sair do emprego para poder realizar esse projeto.
    Obrigado.

    Responder
  12. Carol Akemi - 19/08/12 - 22h05

    Oi Dri,
    ADORO seu site!!! Parabéns! Sempre consulto ele para qualquer viagem!
    Ano que vem pretendo passar um tempo em Londres. Vou estudar inglês e meu marido gostaria de fazer um curso de finanças. Porém, os masters part time são 02 anos e estamos achando muito tempo.
    Aqui no Brasil existem cursos de meses, mas os short courses que achei são de dias apenas!
    Você tem alguma indicação de onde posso procurar ou quem pode me dar umas dicas?
    E para alugar imóvel, nos sites sempre falam bairros que você gostaria, mas nunca sei o que preencher. Não gostaria de gastar muito. O ideal é procurar uma agência em Londres mesmo?
    E os gastos gerais? Será que consigo validar com você se estou no caminho certo?
    Muito obrigada!
    Bjos

    Responder
    • Adriana Miller - 20/08/12 - 09h24

      POis eh, aqui os short courses nao sao muito comuns nao, mas voces podem procurar direto com as universidades que estiverem interesados (mas geralmente curoos que sejam mais longos doque apenas uns dias, sao cursos de verao e so sao abertos pra alunos da universidade e rolam entre Julho e agosto apenas).
      O meu mestrado foi part time e tambem durou 2 anos (na verdade 2 anos e meio pois vc ainda tem que defender tese), e os full time duram 1 ano.
      Pra alugar apartamento, o melhor eh sempre ir por agencias, pois em LOndres tem muita furada – e provavelmente voces soh conseguirao alugar qualquer coisa quando ja estiverem por aqui. As opcoes de boas areas sao incontaveis, entao a decisao de voces tem que depender de acordo com onde vcs vao trabalhar e ou estudar, pra evitar gastar muito tempo (e dinheiro) com transporte.

      Responder
  13. Mariana - 30/03/14 - 22h49

    Olá Adriana!!
    Quero fazer um curso de pós graduação em Londres e o que gostaria de saber, se você souber e puder me responder é claro!rs, se meu curso for Full Time, eu preciso provar que tenho o dinheiro necessário para me manter no país pelo tempo de estudo para que eu obtenha o visto?
    Eu não consigo um visto de estudo e trabalho?
    Tenho uma amiga que mora em Londres e posso ficar com ela!!
    Sabe me dizer também se para se formar precisamos apresentar nossa tese a uma banca? Conheço uma amiga que me disse que no curso dela não foi necessário!! É porque eu tenho pânico de apresentações!!rs

    Obrigada!!!

    Responder
    • Adriana Miller - 31/03/14 - 10h07

      OI Mariana,
      Estou meio desatualizada nessa coisa de visto e mestrados, mas pelo que sei você tem que ter o dinheiro completo sim, até porque para uma pós/mestrado full time, o curso tem que ser pago todo de uma vez, antes mesmo de começarem as aulas, e isso é pré requisito até mesmo pra conseguir seu visto.
      E sobre o visto de estudante, que também vive mudando, seu visto de estudante te dará direito a estudar, mas apenas poucas horas por semana, que certamente não é suficiente para te manter na cidade e muito menos pagar os custos do curso. E mesmo se você ficar com sua amiga, imagino que vocês terão que dividir aluguel, contas da casa, comida etc, então você terá que ter uma boa poupança pra se manter aqui.
      Sobre a defesa da tese, não existe uma regra certa, e vai depender do curso, do tema da sua tese, de seu orientador e da banca do seu curso, se vai considerar necessario uma defesa ou não (a minha ira ter defesa até quase os ultimos dias, e só depois que entreguei a dissertação é que minha orientadora decidiu que não precisaria defender minha tese).

      Responder
  14. adriana muanq - 20/04/14 - 14h40

    Olá Adriana tudo bem? Eu queria saber se sabes alguma coisa sobre cursos de teatro. Eu estou interessada em fazer um curso full time em teatro mas a noite para poder conjugar com o trabalho mas eu não conheço nenhum em Londres.

    Responder
    • Adriana Miller - 21/04/14 - 22h59

      Oi Adriana,
      Na verdade aqui não existe faculdade noturna, e geralmente que estuda, é estudante full time.
      Apenas alguns cursos de mestrado na área de Business sao oferecidos a noite tambem, justamente pra quem já tem experiência no mercado poder se especializar (e ainda assim são poucas as Business Schools que oferecem curso a noite).

      Responder
  15. Claudia - 19/02/15 - 18h33

    Adri, td bem? Entrei no seu blog por acaso, procurando info sobre Chamonix, onde passarei férias. E simplesmente AMEI a sua página! To lendo vários posts antigos super interessantes. Também trabalho com Recursos Humanos, há quase 10 anos, tenho uma carreira bem sucedida no Brasil. Mas estou com 32 anos, ainda sem filhos, e o “bichinho viajante” começou a bater mais forte. Estou pensando seriamente em fazer um mestrado fora, para unir as duas coisas que busco: me especializar e vivenciar uma rotina fora do Brasil. Sobre os MA em Londres, de Rh, tem alguma outra Universidade que você aconselha pesquisar? Obrigada!! Bjs

    Responder
  16. cécile carvalho - 31/07/15 - 12h56

    Olá Adriana, tudo bem? Gostaria de saber se é possível uma brasileira conseguir empréstimo para pagar as propinas ou os estudos no Reino Unido? Grata.

    Responder
    • Adriana Miller - 03/08/15 - 09h06

      OI Cecile,
      Eu imagino que nao, a nao ser que voce ja more aqui com visto de residencia permanente ou cidadania Europeia ha mais de 5 anos.
      Mas esse tipo de informacao deve ser verificado direto com os orgaos responsaveis. Eu nao tenho conhecimento dos detalhes de Student Loan Britanico.

      Responder
      • Cecilia Carvalho - 03/08/15 - 13h02

        obrigada , gostaria de saber também, no caso se eu conseguir uma bolsa de estudos no Reino Unido, preciso comprovar mais alguma renda? E se eu for com uma proposta de emprego a tempo parcial?

        Responder
        • Adriana Miller - 03/08/15 - 14h15

          Ai vai depender dos termos e condicoes da bolsa de estudo concedida, e quais exigencies eles farao para a concessao da bolsa emissao de visto. Nao sei se existe uma regra “fixa” em relacao a isso.
          Algumas bolsas podem pedir dedicacao integral, outras talvez permitam que voce trabalhe (se seu visto permitir), etc.
          Nesse caso, isso eria que ser esclarecido direto com a instituicao que voce esta pedindo bolsa.

          Responder
          • Cécile Carvalho - 04/08/15 - 11h32

            O curso é integral, mas pretendo trabalhar nas noites ou early morning em que for possível, quando não acontecer peças teatrais, e aos sábados e domingos o dia inteiro, se possível como cleaning lady
            . Sonho em fazer teatro. Séra se dá pra viver assim?

            Responder
            • Adriana Miller - 04/08/15 - 14h34

              Oi Cecile,
              Isso depende do tipo de visto que voce ganhar.
              O Home Office mudou as regras de vistos nos ultimos anos, e se nao me engano, visto de estudante so permite 10 horas de trabalho por semana que da pra tirar uma graninha (pocket money), mas esta looooonge de conseguir cubrir os custos de estudo nem custos de vida na Inglaterra.
              Entao a regra geral eh que para estudar na Inglaterra com visto de estudante voce tem que conseguir pagar o curso por inteiro e ter fundos suficientes para se manter durante o curso.

              Responder
              • Cécile Carvalho - 04/08/15 - 16h33

                Nossa, que difícil , então já vi que necessitarei de uns duzentos mil reais só para o custo de vida se eu conseguir a bolsa, pra estudar na Escócia.

                Responder
  17. Caio Lucio - 18/09/16 - 15h55

    Oi Dri!

    Primeiramente muito obrigado pelas dicas. Eu tenho interesse em começar um MBA em Londres no próximo ano e fiquei com uma dúvida na questão dos módulos full time e part time. Eu gostaria de trabalhar uma parte do dia para ajudar com os gastos mas pelo que entendi pelo curso full time é praticamente impossível e quem não possui passaporte europeu não consegue fazer um curso part-time, pois só é liberado o visto Tier 4 para cursos acima de 15 horas semanais. Todos os cursos part-time possuem menos que 15 horas semanais, ou depende da universidade?

    Responder
  18. Caio Lucio - 18/09/16 - 15h57

    Oi Dri!

    Primeiramente muito obrigado pelas dicas. Eu tenho interesse em começar um MBA em Londres no próximo ano e fiquei com uma dúvida na questão dos módulos full time e part time. Eu gostaria de trabalhar uma parte do dia para ajudar com os gastos mas pelo que entendi pelo curso full time é praticamente impossível e quem não possui passaporte europeu não consegue fazer um curso part-time, pois só é liberado o visto Tier 4 para cursos acima de 15 horas semanais. Todos os cursos part-time possuem menos que 15 horas semanais, ou depende da universidade?

    Obrigado

    Responder
    • Adriana Miller - 18/09/16 - 17h04

      Sim, pela minha experiência eu diria que é impossível ter tempo pra trabalhar (pelo menos o suficiente pra se sustentar) durante um curso full time no UK.
      Mas quanto ao part time, não sei te dizer… Imagino que isso deve variar de curso pra curso e universidade pra universidade…
      Além disso, o governo muda as regras sobre os vistos de estudantes e direto à trabalho quase que todos os anos, então melhor se informar direto nas universidades que você pretende aplicar, para ter certeza das regras correntes.

      Responder