Essa semana aqui em Madrid esta sendo movimentada com vários eventos com a equipe, oque geralmente significa ótimas dicas dadas pelos “locais”.
Acho que talvez essa seja a principal vantagem das viagens a trabalho – se por um lado nao tenho muito tempo pra “aproveitar” as viagens, por outro lado acabo conhecendo lugares aos quais nao conheceria caso estivesse apenas de passeio. E em Madrid nao eh diferente, principalmente porque a turma daqui eh super animada, e qualquer motivo vira motivo de comemoração, que por sua vez vira motivo pra sair “de marcha”.
Entao ontem fomos norestaurante historiaco “El Sobrino de Botin“, que nao so eh o restaurante mais antigo de Madrid, mas tambem esta no livro Guiness de Recordes como o restaurante mais antigo do mundo!
Estabelecido em 1620 como uma hospedaria para comerciantes que viajavam por toda Penisula Iberica para participar dos festivais e mercados na Plaza Mayor de Madrid, o Botin acabou se estabelecendo como uma instituicao, ate que em 1725 foi reconhecido como restaurante e assim permanece ate hoje.
Alem de ser reconhecido como ainda ter uma das melhores cozinhas tradicionais Espanholas (eles ainda usam o mesmo forno a lenha do seculo 18!), o Botin tambem faz parte da historia do pais.
Por exemplo, foi aqui que o pintor Francisco de Goya trabalhou como garcon antes de ser aceito na “Academia Real de las Artes” (e que o transformou no pintor oficial da Corte Espanhola no final do seculo 18), alem de ter aparecido como “cenario” em varias obras classicas da Literatura Espanhola, e mais tarde tambem na literatura Internacional.
Suas principais “aparicoes” foram na novela do escritor Espanhol Benito Perez Galdos, e depois foi alcado a fama internacional ao servir de “escritorio” a Ernest Hemingway, que tinha sua mesa cativa no canto do salao, onde ele almocava todos os dias e escrevia seus textos, e usou o Botin como cenario de algumas cenas no livro “The Sun Also Rises”.
Mas o principal motivo pelo qual o Botin esta nos livros dos recordes nem eh por sua data de inauguracao, e sim pelo feito de estar ha quase 300 anos sob direcao da mesma familia (nunca foi vendido nem comprado, e ainda eh 100% um negocio familiar), mas principalmente por nunca ter fechado suas portas, no mesmo endereco na Calle Cuchilleros mesmo durante varias guerras mundiais, Guerra Civil Espanhola, ditaduras e incontaveis crises economicas.
Sua especialidade sao os assados (principalmente cordeiro e lombo), que ainda sao feitos diariamente no mesmo forno a lenha original (que inclusive por ser visitado, como “atracao turistica” durante algumas horas do dia) e a carta de vinhos Espanhois tradicionais que ainda sao armazenados na adega (assustadora) cavada no sub-solo da casa, tambem parte da estrutura original de 1600.
A comida nao decepcionou, e apesar de nao comido a “especialidade” da casa, as espanholas da mesa concordaram que mesmo que a quantidade incrivel de turistas e a fila na porta, o Botin nunca perdeu sua essencia Madrilena e ainda serve os melhores assados da capital.
O restaurante esta sempre MUITO cheio, entao reserva eh essencial!
C/ DE LOS CUCHILLEROS, 17 28005 Madrid, Spain
+34 913 66 42 17
- Tulum – Mexico - 25/03/2019
- Roteiro de Chicago – O que fazer em um fim de semana Chicago - 21/03/2019
- Rendezvous Cay – Belize - 20/03/2019
Esse o Viver Para comer já visitou, rs! Excelente.
La cocina mediterránea es muy rica :-) Em Madrid se come realmente tri bem. Para almoçar, provando um pouco de cada sabor ibérico diferentes regiões, tem a Casa Juan (C/ Infanta Mercedes 111), para um arroz mediterráneo con langosta española(arroz con Bogavante) no Restaurante Oviedo (C/Antonio Lopez 55). Se tu sentires falta do Brasil, para jantar, tem o Baby Beef Rubayat no mesmo padrao de Sao Paulo e Buenos Aires (C/Juan Jamón Jimenez 37). Besitos
Realmente o lugar é mágico e tomei conhecimento através do programa do Anthony Bourdain, que sempre assisto e anoto os restaurantes curiosos que ele visita. Quando fui à Madrid fiz questão de visitá-lo e o pessoal foi muito gentil e até nos levou para fotografarmos o famoso forno.
Driiiiiiiiiii!! Cheguei de viagem. Fui a Paris, Roma, Florença, Lucca e Pisa!! Ai… quero voltar! Seu blog ajudou e muito nos roteiros, obrigada!! Dos lugares que eu fui vc só n foi em Lucca, né? Cidadezinha belíssima… muito fofa!!
Em Paris tirei uma foto homenageando o seu blog rsrsrsrs… depois coloco lá na página do face :P
E, agora, vou me atualizar com os seus posts pois passei 13 dias sem vir aqui!! Tempo recorde!
Merci- Grazie :):):)
Beijão
Ai que viagem delicia! Pois é, nunca fui a Lucca…
Quero ver a tal foto homenageando o blog! Fiquei curiosa!!! :-)
Mulher, não se empolgue muito não rsrsrrss… foi uma foto simples mas quando eu vi só lembrei de vc e do blog! E meu pai ficou sem entender porque eu queria tirar a foto hahahaha… aí eu expliquei a ele! Já tá lá no face!! Beijos
esse copo ta com cara de `tinto de verano`, q delicia.
ou levou a PIMM`s pra Madrid?????? kkkkk
Nada! É Tinto de Verano, LOGICO!
bar bom eh o Bar del Tigre e tbm o de Las Brujas…..
AMO MADRID, Q SAUDADES……qdo te conheci eu tava so comecando por la…..
bjs marcelao
Bar del Tigre eh o melhor bar de tapas, definitivamente!
Achoq ue tenho algum post antigao sobre ele… vou tentar resgatar!